quarta-feira, 20 de abril de 2011

BRUCE LEE - Verdade ou Mito?

           

            Muito se ouve sobre Bruce Lee, uma aura de misticismo gira em torno desta personalidade, às vezes seus personagens se misturam com o ser humano.
            Sua morte aumentou as histórias a seu respeito. Casos que nunca aconteceram são narrados como verdade.
            Devido à péssima tradução dos filmes e falta de conhecimento de quem os divulgava no Brasil, nos anos 60 e 70, e até no início dos anos 80, após sua morte, geraram uma confusão, onde não sabiam a distinção entre Kung Fu e Karate, se ele era Japonês ou Chinês, ou quais eram os filmes em que realmente atuou, que foram seguidos de imitações.
            Quanto mais, naquela época, falar em Wing Chun ou Jeet Kune Do.
            Devido a tudo isso, e principalmente pela falta de material de fonte confiável, a dificuldade de pesquisa (não havia Internet, né!) alguns que possuíam um mínimo de conhecimento em artes marciais começaram a duvidar da real capacidade marcial de Bruce.
            Entre os desconfiados, eu me enquadrava como tal.
            Uma vez, no início da década de 90, li em uma revista, na qual Jean Claude Van Damme dizia mais ou menos assim “Não acredito que Bruce Lee era tão bom em Karate como diziam ...”

Não sei até que ponto a matéria é verdadeira ou se perdeu na tradução, mas o que JCVD quis dizer, na continuação, é que a imagem que Bruce passava no cinema, aumentava muito a impressão de suas habilidades.
            Quanto à parte que se refere ao Karate, também não sei se a culpa é da tradução.
            Quando pude iniciar minhas pesquisas através de fontes confiáveis, comecei a mudar meus conceitos.
           
  Bruce Lee realmente estava muito à frente de seu tempo!
            Repare nesta cena de Operação Dragão, o controle muscular, a força e o equilibrio que Bruce possuia.

            Em uma época em que cada praticante de arte marcial defendia que a sua modalidade era a melhor forma de combate, Bruce foi o primeiro a pregar que cada modalidade tinha seus méritos e defeitos e que o conhecimento de cada uma construiria um lutador completo.
            Alguma semelhança com o MMA?
            Mesmo após sua morte e a difusão de suas idéias, alguns mestres persistiam com esse pensamento arcaico, que só iniciou sua extinção após o inicio dos campeonatos de Vale Tudo.
            No início do Vale Tudo também ocorreu esse pensamento equivocado devido à superioridade dos Gracie, com seu estilo de Jiu Jitsu, mesmo contra lutadores de categorias bem mais pesadas.
            Mas na realidade ocorria que o estilo era superior como luta de solo, e era desconhecido ou menosprezado pelos outros lutadores.
            Mas com a evolução natural do evento, eles aprenderam com seus erros, e adicionaram o Jiu Jitsu a sua rotina de treinos, o que fez com que as categorias separadas por pesos retornassem, pois quando os lutadores se equiparam tecnicamente, é óbvio que o maior peso se torna uma vantagem.
            Retornando ao Bruce Lee, logo no início, aprendeu o boxe inglês, devido ao contato e as brigas que tinha com os ingleses de Hong Kong.
            Com o passar do tempo não ficou restrito ao Wing Chun, estudando seu livro – O Tao do Jeet Kune Do – vemos que conhecia, em uma época de pouca divulgação, o Karate, Judô, Muay Tay (a qual a refere como “luta tailandesa de cotovelos”), Jiu Jitsu e Taekwondo.

A histórica luta entre Bruce Lee e Chuck Norris, no longa O Vôo do Dragão.
           
                    Observem a diferença entre os estilos, enquanto Norris está em uma base "pesada", típica do Karate, Bruce apresenta uma leveza aparentando maior agilidade em sua base.


            Um conceito muito moderno de treino pra época, usado pelos fisiculturistas, era o “diário de treino”, que Bruce também adotou.
            Consistia em anotar diariamente o que praticava, sendo que é um ótimo material de pesquisa para entendermos o seu desenvolvimento, tanto físico como em relação às Artes Marciais.
            Quando um lutador se torna astro de cinema, sua rotina muda completamente. Seu treino diminui, seu tempo também, precisa participar de inúmeras reuniões com produtores, fazer testes, aparecer em eventos, aprender a atuar, no caso de alguns a falar inglês sem sotaque etc.
            Bruce Lee não competia, apesar de alguns relatos de lutas, ele nunca participou de nenhum campeonato como competidor, apenas como demonstração de suas técnicas inovadoras.




                  Nestas cenas do longa O Jogo da Morte, Bruce luta com Kareem Abdul Jabbar, demonstrando a desproporção em relação a altura. Bruce também demonstra sua incrivel flexibilidade nos golpes aplicados. 

            Porém, seu treinamento diário era de um atleta de nível olímpico.
            Levantava pesos, corria, pedalava, e chegava a dar 2000 socos em seu saco de pancadas.
            Seu nível de gordura corporal era baixíssimo, e sua elasticidade espetacular, tudo isso combinado a uma velocidade impressionante.
            Claro que consumia um tempo enorme, tanto que durante as gravações de Operação Dragão ele pesava apenas 56kg.
            Bruce conseguia fazer flexões com apenas um braço utilizando somente o dedo polegar e o indicador.


                                          http://www.youtube.com/watch?v=kH6npy3bfng

            Seu soco de uma polegada era famoso, mas a maioria dos autores esquece de citar o incrível calejamento dos “nós” de suas mãos, o que contribuía para que ele conseguisse aplicar tal golpe.   
            Ele também acreditava que um corpo musculoso atrapalharia na eficiente execução dos golpes, ou na movimentação em um combate real, por isso, apesar de musculoso, não era “grande”.
            Em resumo, apesar de ser astro de cinema, Bruce era um ótimo lutador, e também inovador, com uma visão futurista e acertada no tocante as Artes Marciais.
            Mas era um péssimo ator, suas interpretações só eram boas quando lutava, ou seja, quando era ele mesmo, pois em seus filmes sempre aplicava suas idéias e os conceitos que norteariam o Jeet Kune Do.
            Também era usuário de maconha e hachiche, fato este comprovado em sua necropsia.
            Sua contribuição para as artes marciais e para o cinema de ação foi inestimável.
            Acredito que sua morte encerrou prematuramente o que ele ainda tinha a desenvolver.
            Posso imaginar que ele continuaria a evoluir e se necessário mudaria seus conceitos, como, por exemplo, no tocante à massa muscular, que foi provado mais tarde que o lutador pode ter um elevado índice de massa magra sem afetar sua mobilidade e velocidade.

           
              Também melhoraria sua arte dramática, e adicionaria mais torções e imobilizações em suas coreografias, seria um amante do MMA.
            Infelizmente, não poderemos acompanhar essa evolução.
          
                                                              Descanse em paz, Bruce.


COMBATE TÁTICO - Defesa Pessoal Urbana 
Abordagem simples, direta e eficiente. Fotos coloridas.
Armas improvisadas, noções de direito pertinentes ao tema, visão de Segurança Pública.
O livro pode ser adquirido diretamente com o autor R$ 35,00 + frete
Contato - facebook - Davidson Abreu
                Fan Page - Combate Tático
Ou pela Bueno Editora - http://www.buenoeditora.com.br/shop/ 

terça-feira, 19 de abril de 2011

Anderson Silva treinado por Steven Seagal - Você também acredita?

Já não é tão atual a luta de Anderson Silva contra Vitor Belfort, mas ainda gera comentários.
            Notei um fato intrigante, do qual sempre comentei com meus amigos e alunos: O que a imprensa divulga, mentira ou não, muitos acreditam.
            Pode ser o maior absurdo, mas se você falar na TV sempre haverá os que acreditam.
            Quando Michael Jackson disse que o clareamento de sua pele era somente pelo fato de tomar um medicamento para Vitiligo, muitos acreditaram. Nem tiveram o trabalho de perguntar “Mas e seu nariz, porquê afinou?”, “E seu cabelo, ficou liso com o medicamento?” E sua irmã, também toma o mesmo medicamento?”.

            Pois é, com a televisão a noticia já vem mastigada, é ótimo para aqueles que tem preguiça de pensar.
           
            Tenho admiração pelos dois lutadores que se enfrentaram, e também pelo Steven.
            Porém notei uma mudança de comportamento em Anderson Silva muito expressiva, deixou de ser tímido e humilde para uma atitude mais agressiva perante a mídia.
            Colocou máscara, provocou seu adversário, de uma forma bem comum aos americanos, dos quais ele tenta se aproximar.

            É óbvio para os mais atentos que tudo faz parte do show, apesar de que pegou Victor de surpresa, e pareceu ficar abalado e sentir a provocação.
            Até aí tudo bem, mas surgiu então a história de que quem estava treinando o Anderson era o Steven!!!

            Pasmem, ao final da luta, vi que até o próprio Steven Seagal acreditou nisso.
           


 Vamos aos fatos:
            Anderson Silva é lutador profissional, graduado em diversas Artes Marciais e com o conhecimento de muitas outras. Sabe como ninguém aplicar um chute direto.
           

           


 Steven Seagal é mestre de Aikido, teve um dojô no Japão, e tem graduação em outras artes marciais japonesas que se referem à arte de desembainhar espadas.
           
           No youtobe podemos assistir a um vídeo no qual Steven dá aulas ao Anderson, observando atentamente vemos que não conhece muito bem as regras do UFC.
            Ensina a aplicar um único chute, de forma bem esquisita.



            Diz para Anderson aplicar um tipo de soco, utilizando as mãos como “uma serpente”, nos olhos, o qual me parecer pouco eficiente contra lutadores treinados como os do UFC.
            Anderson derruba Victor com um chute direto, Steven é mestre de Aikidô, onde os golpes são quase todos voltados para torções, não vemos chutes, nem em seus filmes Steven aplica chutes acima da linha da cintura.

            Alias, hoje em dia, com aquela barriga fica um pouco mais difícil dar um chute alto rsrsrs.
            Há também um vídeo no qual Steven “ensina” Lyoto Machida, quando Lyoto estava em seu auge.
            Ou seja, marketing puro para aproximar o público americano aos lutadores brasileiros, faz parte do espetáculo.
            Até aí tudo bem, mas a imprensa vender isso como verdade, sem ao menos questionar! É a boa e velha imprensa brasileira.
            Steven Seagal é um ótimo lutador e mestre de Aikido, seus primeiros filmes foram uma grande contribuição para os amantes de artes marciais, no qual assistiam a um estilo diferente, incomum nas telas, bem feitos e com uma violência que convencia.
            Infelizmente, já a alguns anos, ele não emplaca nenhum filme, todos os elementos se tornaram repetitivos, cheios de clichês, sua imagem está cansada, e só agrada mesmo aos fãs.
            Para permanecer em evidência participa de um Reality Show com policiais. É ótimo para dar aulas de defesa pessoal, mas podem acredita,em matéria de tiro e policiamento, tem muito para aprender.

COMBATE TÁTICO - Defesa Pessoal Urbana 
Abordagem simples, direta e eficiente. Fotos coloridas.
Armas improvisadas, noções de direito pertinentes ao tema, visão de Segurança Pública.
O livro pode ser adquirido diretamente com o autor R$ 35,00 + frete
Contato - facebook - Davidson Abreu
                Fan Page - Combate Tático
Ou pela Bueno Editora - http://www.buenoeditora.com.br/shop/ 

Polícia vs Violência


Os números da violência, são verdadeiros, há muita morte no Brasil e em São Paulo, mas o país é muito violento também.
  É o país mais violento do mundo, entre os países democráticos e que não estão envolvidos em conflitos armados.
  Também é verdade que ocorrem execuções por parte de policiais, porém, policiais são executados, de serviço e de folga, alguns casos nem são noticia, parece que não importa muito para a mídia.
  Mas o grande motivo da violência policial (é óbvio que também existem outros motivos) é a questão da impunidade, não referente ao policial, pois podem pode acreditar, é mais fácil ser preso sendo policial do que sendo civil.
  Prova disto é a senhora presenciou uma execução cometida por policiais militares em um cemitério de São Paulo e telefonou pra onde? Pra própria polícia militar.
  Não foi pra polícia civil, federal, e nem mesmo pra Corregedoria, mas para o COPOM, onde todos telefonam pra qualquer tipo de ocorrência.
  A impunidade da qual me refiro é a de qualquer cidadão.
  Imagine vc sendo policial e prender o sujeito que atira contra vc e logo encontra com ele novamente cometendo outro crime, leva-o preso outra vez e logo ele está solto.
  Nos casos de desacato, então, em diversas vezes o promotor nem oferece denúncia, e fica por isso mesmo.
  No primeiro ano de polícia, tudo bem, no segundo, terceiro, mas depois de alguns anos que que o policial arrisca sua vida, vive com um salário baixo e nota que está enxugando gelo, em um sistema onde os poucos que são condenados ficam pouquíssimo tempo presos em regime fechado, e durante as saídas temporárias cometem mais crimes, ou nem voltam para a penitenciária, tem direito a voto, visita intima, comandam seqüestros, homicídios, e outros crimes de dentro do sistema, diante disso, infelizmente, uma minoria de policiais (totalmente contra os princípios da Instituição) começam a fazer justiça com as próprias mãos.
  É muito fácil quem não está diretamente envolvido com o sistema fazer duras críticas, mas quantos deles já foram ameaçados, quantos já tomaram tiro, quantos já viram o colega morrer de forma tão violenta, viram o colega ser preso porque exagerou na energia ao deter alguém com uma extensa ficha criminal?
 Somente quem já sentiu na pele pode realmente dizer o porque das coisas.
 É certo? NÃO! E também seria uma solução muito cômoda para o Estado, que se omite a décadas.
 Qual a solução? Leis sérias. Deveres que devem ser cumpridos.
 Veja em outros países como a polícia confia na lei. Se o policial acredita que aquele quem ele prende, ficará preso realmente, em um regime duro, por anos, pode ter certeza que ele não arriscará sua carreira fazendo justiça com as próprias mãos.
  Isso serve de exemplo até para outros marginais, que ao lembrarem do companheiro, saberão que ele está preso.



  Tinha um professor de direito penal que dizia que todo cidadãoo brasileiro tem direito a cometer um homicídio. Pois se for primário, o crime não for qualificado, etc, não será encarcerado no regime fechado.
   Nos casos de furto de veículos, que são um exemplo bem comum, sendo um crime difícil de prender em flagrante, e quando ocorre, normalmente é tipificado como tentativa de furto, cujo a pena é bem reduzida, na prática, o criminoso provavelmente será condenado a uma pena alternativa, quando muito.
  Realmente, o cidadão honesto se revolta, pois paga seus impostos, se endivida em um financiamento, compra um automóvel, paga impostos enormes, IPVA, licenciamento, seguro obrigatório, é fiscalizado por agentes de trânsito e radares, e quando é vítima de um crime destes, e por sorte prendem o criminoso, a pena é ínfima.
  Com certeza, esta sensação de impunidade fará com que ele cometa o crime novamente.
       
    Seja sincero, não dá vontade de fazer justiça? O crime aqui no Brasil compensa ou não?
  Tem milhares de outros exemplos,  como crimes praticados por menores, mas daria pra escrever um livro.

   Nada justifica a violência. Devemos então precionar nossos governantes a elaborarem leis eficientes.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

SEJA UM BUSHI (GUERREIRO)

  Para iniciar este blog, gostaria de convidar a todos para serem Guerreiros !
  Mas, calma, nem todos terão afinidade com lutas ou armas, muito menos é essa a intenção.
  O verdadeiro guerreiro não precisa de violência para se estabelecer na sociedade, alias, aqueles que se julgam como tal, geralmente são covardes, e carregam vários complexos, entre eles o de inferioridade.
  O bushi, ou samurai, dedica sua vida a perfeição, que nunca será encontrada, mas é a busca do aprimoramento, que durante a Idade Média acabava se restringindo na arte da guerra.
  Nos tempos de hoje o aprimoramento é essencial em todas as áreas, educacional, proficional, espiritual, físico, etc.
  Aquele que se restringe a apenas uma área, estará fadado ao fracasso em pelo menos algum momento de sua vida.
  A busca da harmonia nos leva ao sucesso, desde que nos guiemos em nosso objetivo, e tivermos uma definição pessoal do que é sucesso.
  O Guerreiro moderno é aquele que vence as batalhas do dia a dia, consegue estudar, um emprego, sua promoção, praticar uma atividade física, constituir uma família, criar seus filhos, esta em paz espiritualmente, e nos termos de Brasil, chegar vivo em casa ou pelo menos evitar ser assaltado, todos os dias.
 Calma, calma, não se decepcionem, este blog não é de auto-ajuda nem tão pouco religioso, mas está introdução é bem vinda para não nos limitarmos apenas na imagem de que nossa força interior como guerreiro só será alcançada através da violência.
  Não esqueçamos que o termo Samurai, quer dizer "aquele que serve", na minha concepção de  guerreiro moderno, o forte deve ajudar o fraco, o que foge a isso é covardia.
  Por isso lembro sempre aos meus alunos policiais que somos Servidores Públicos, e a velha máxima "para servir e proteger".

  O que adianta você obter a vitória em apenas um setor? O que adianta ter dinheiro mas não ter  amor? Ter estudo, mas não ter um bom emprego? Não ter amigos? Ter tudo mas sofrer com depressão?
  Esse é o espirito da busca da harmonia. Pode não ser o melhor em tudo, mas será bom em quase tudo.

  Por que o símbolo escolhido foi o Samurai, se temos na história diversos guerreiros?
  O samurai não se preocupava apenas na arte do combate, mas em diversos aspectos, nas artes, nas tradições, na espiritualidade, etc.
  Enquanto na Europa, durante a Idade Média, quase todos (inclusive alguns nobres) eram analfabetos, no Japão grande parte da população já era alfabetizada.
  Os Mongóis foram o povo que mais conquistaram, dominando a Ásia e Parte da Europa Oriental, porém, pelo acaso ou não, não conseguiram dominar o Japão.
  O Japão, uma ilha, conquistou a Coréia, China e a Rússia.
  Se industrializou de forma muito atrasada, mas já era uma grande potência, inclusive sua marinha de guerra, que quase venceu os EUA durante a 2ª Guerra Mundial.
  Teve duas de suas cidades destruídas por bombas atômicas, perdeu a guerra, mas logo em seguida já era novamente umas das maiores potências mundiais.
  Tudo devido a cultura de seu povo, ao caminho do guerreiro.
  Os Mongóis até hoje vivem em cabanas. Nada se desenvolveram após todas as conquistas.







  Todos os outros guerreiros da história tiveram suas características e méritos, como os cavaleiros medievais, com seus códigos de honra, os romanos com suas modernas táticas de combate que levaram desenvolvimento a todas as cidades que conquistaram, como construção de pontes, estradas, sistema de esgoto, etc.
  Os Vikings, desbravadores dos mares. Os gladiadores, escravos treinados para a luta.
  Mogóis, que desenvolveram o arco revestido de osso, com isso criaram uma arco curto, que envergava, e não quebrava, arremessando flechas a grande distância, montados a cavalo.
  Unos, Apaches, entre tantos outros.
  Mas o modelo que melhor se enquadra neste blog é o do Samurai.


 Gengis Khan
 

   O Ninja era um assassino. Não tinha código de honra. Muitas vezes contratados por um Shogun para fazer o "trabalho sujo".
  Normalmente, não encarava um Samurai de frente, pois o Samurai era superior no combate com espadas.