quarta-feira, 29 de maio de 2013


ALISTAMENTO MILITAR OBRIGATÓRIO




Qual a necessidade? Qual o seu valor? Qual a vantagem desse sistema?
Essa é a pior escolha que o Brasil continua insistindo.

É conhecido por esse autor que em Israel, por exemplo, o serviço militar obrigatório pode chegar até sete anos, mas a situação é completamente diferente.

Na Suiça, após a conclusão do serviço militar, o reservista leva pra casa seu fuzil, porém, esse fato se dá devido ao pequeno contingente.

No Brasil milhares de jovens se alistam aos 18 anos e aos 17 ou 16 anos já não conseguem mais empregos registrados devido as regras trabalhistas que impõe obrigações ao empregador no caso de ele se engajar nas Forças Armadas.

 Os jovens recrutas são treinados e posteriormente descartados pelo exército, sendo que suas principais habilidades adquiridas são marchar e manusear armamento.

 Querem proibir o acesso as armas para defesa pessoal no Brasil, tirar porte de armas ficou quase impossível, mas ensinam um jovem pós adolescentes técnicas de guerra, guerrilha e contra guerrilha, atirar com fuzil e pistola, manutenção de armamento e explosivo e após isso o abandonam.



 Não é de hoje que se sabe que o tráfico e o crime organizado se aproveitam disso.
Adolescentes são incentivados a servirem e posteriormente utilizados pelo trafico para treinar seus soldados.
O treinamento ultrapassa o simples manejo do armamento, mas sua manutenção, estratégias militares, treinamento físico, e pasmem – administração e logística!



 Fora esse pequeno detalhe imaginem quantos milhões são investidos em treinamento, fardamento para um efetivo de 200 mil homens somente no exército, que todo ano tem que ser renovado.
São fardamentos de passeio, operacional, botas sapatos, uniforme de educação física, etc.
Imaginem a farra na licitação!
E no outro ano tudo de novo.
Quem lucra com isso? O povo brasileiro? Se sente seguro?

Os defensores desse sistema irão dizer que o serviço militar temporário ensina aos jovens cidadania e valores cívicos.
Mas as Forças Armadas são os órgãos competentes para isso?
Se o objetivo principal é defender o país com um exército forte e bem treinado, qual o motivo de não profissionalizarem as Forças Armadas como em várias partes do mundo semelhante as Policias Militares?

As vantagens seriam as seguintes:
1 - Profissionalização, onde o militar iria aprender, se aperfeiçoar no decorrer da carreira, e ser utilizado durante toda a sua vida profissional.
2 - Menor gasto com uniformes e diversos artigos de uso pessoal.
3 - Menor contingente e maiores salários.
4 - Maior investimento em treinamento, onde todo o efetivo realmente estariam prontos para um conflito armado, semelhante aos Rangers americanos.
5 - Valorização profissional.
6 - Diminuição do recrutamento feito pelo tráfico e crime organizado.
E tantas outras que somente um trabalho mais apurado será capaz de constatar.

O principal é a profissionalização do militar combatente e a redução de custos que seriam utilizados na compra de material bélico e tecnológico compatível com os melhores exércitos do planeta.

Se entrássemos em guerra agora você se sentiria seguro nas mãos de um menino de 18 ou 19 anos nos defendendo?
Ele se sentiria seguro em atuar contra um exército experiente e treinado por anos a fio?
 Amazônia, riquezas minerais, uma economia em alta evolução, petróleo, campos de pastagem e agricultura para alimentar o mundo protegidos de forma tão amadora.
 Se você tivesse uma linda mulher, uma Mercedes na garagem, jóias, eletrônicos, etc em casa, deixaria ela sem portas e muros?
Nessa mesma situação acima, contrataria um segurança diferente a cada ano, sendo mal pago e sabendo de todos os bens que você possui?
O problema do Brasil é que só querem resolver os problemas depois que as catástrofes acontecem.




Na 2ª Guerra Mundial mandaram as tropas brasileiras sem equipamentos, nem mesmo preparadas para o inverno europeu.
Utilizaram equipamento emprestado do exército americano, e muitos morreram nas primeiras tentativas da tomada de Monte Castelo.
Nossas vitórias se deram pela valentia do soldado brasileiro, que já nasceu com ela, independentemente de treino ou equipamento.



Nossa marinha, com esse litoral imenso possui apenas um porta aviões e nenhum Destroyer.



A Força Aérea possui poucos jatos, a maioria já ultrapassada e 70% em solo por falta de manutenção.
              Eurofighter - desenvolvido em conjunto com o Reino Unido, Alemanha, Itália e Espanha


O plano do próprio exército no caso de uma guerra contra os Estados Unidos da América é manter a guerrilha e suportar até a opinião pública mundial ir contra a invasão americana! Acreditam? Essa noticia foi dada há anos atrás quando entrevistaram um general no programa Canal Livre da TV Band.

       
                      

É claro que comparar uma força armada qualquer ao maior poderio bélico do mundo seria até utópico, mas não tinha um plano melhorzinho não?
Pior que acho que não, pois trabalhamos com o que temos.

                                          Porta Aviões Americano

                          O porta aviões São Paulo, único porta aviões brasileiro

A corda Brasil, somos muito ricos para não sermos bem protegidos.
Precisamos de Forças Armadas fortes não só intelectualmente, pois são muito competentes, mas em treinamento de guerra, equipamentos bélicos e muita tecnologia.
O primeiro passo, o mais simples e menos oneroso, diria até lucrativo é o fim do alistamento militar obrigatório.
Quartel não é escola, não tem fins sociais, mas a missão de proteger o país.
Queremos Forças Armadas fortes, bem equipadas, bem pagas, treinadas e com missões importantes que elevem a moral da tropa.



Proteger nossas fronteiras terrestres, aéreas e marítimas.
Combater o tráfico de drogas, explodirem pistas de pouso clandestino, derrubar aviões que transportam drogas, combater o tráfico de minerais, espécies em extinção, e da flora, que tanto nos roubam e depois fazem patentes milionárias, sem que a mídia se manifeste.


Salvem nossos nobres guerreiros.

terça-feira, 14 de maio de 2013


COMBATE COM FACAS


As facas são até hoje um instrumento importantíssimo para a humanidade, tanto como um utensílio e também como arma.
Na antiguidade as facas eram feitas de pedras lascadas, dessa forma também continuaram sendo feitas séculos após a descoberta do ferro, por tribos indígenas que não conheciam o metal.
Posteriormente feitas de bronze, até a descoberta do ferro e do aço.
Apesar de vivermos em uma época que deveria ser mais racional e segura, ainda assim, facas são usadas por criminosos de menor porte, ou os viciados em drogas que as usam para cometer roubos, devido ao baixo custo, fácil acesso e uma legislação permissiva no tocante ao porte de armas brancas, que é uma contravenção penal e não um crime.




No Japão o colete de proteção que os policiais utilizam é projetado para dar maior proteção contra facas ou outros objetos perfurocortantes, pois devido a legislação, cultura e bom desempenho da Segurança Pública, são raros os crimes com armas de fogo.
Quanto ao fato de ser contravenção penal o porte de armas brancas, já foi dito na matéria postada nesse BLOG – Armas Brancas e Porte Ilegal.
Há uma diferença entre combate com facas e defesa contra facas.
Combate com facas é a arte de lutar (atacar e defender) utilizando a faca como meio.
A defesa contra facas é a arte de defender-se, desarmado ou com alguma outra arma, de um oponente armado com faca.

      Silat - arte marcial conhecida pela perícia na luta com bastão curto e com facas

Existem artes marciais onde o uso da faca é uma especialidade, entre elas o Silat, a Escrima e Kali. Alem de diversas técnicas de combate militar.
A faca como arma de combate continua mantendo a sua importância, mas não há como negar que com o passar dos séculos ela foi diminuindo, dentro de um campo de combate.




Prova disso, é que até mesmo as mortes ocorridas por armas de pequeno porte, como pistolas e revolveres em guerras, são mínimas.
Mas a faca é um instrumento de sobrevivência muito mais eficaz do que qualquer arma de fogo. Isso não a torna menos mortal, principalmente no conceito de defesa pessoal.
O combatente armado e treinado com faca irá efetuar vários tipos de golpes, de acordo com a oportunidade e o modelo de faca que possuir.


 Faca tipo Butterfly (ou balisong), mais estética do que funcional. Apesar do impacto psicológico que causa, eu não indicaria para defesa pessoal. 

Efetuará cortes horizontais, verticais, diagonais, tendo como alvo as partes mais expostas, principalmente o pescoço.
Para defender-se de outra faca ou outro objeto pode utilizar a própria faca para desviar o braço armado do agressor, utilizando a lamina de preferência contra o pulso.
Essa defesa é ao mesmo tempo um ataque mortal, caso acerte o conjunto de veias e artérias da região.
Além de cortes ele poderá se valer de estocadas seja qual for a empunhadura que estiver utilizando.



                                                   Empunhadura vertical ou invertida.

 Ao realizar uma estocada deve ter consciência do potencial do modelo de sua faca, pois há fatores que não são vistos nos filmes do cinema.
Se estiver suado ou com sangue nas mãos, o cabo ficará escorregadio, e se a faca não tiver um apoio eficiente entre o cabo e a lâmina, sua mão poderá escorregar de encontro a própria lâmina.
O corpo exerce uma sucção o que dificulta a retirada da lâmina cravada, estão pode ficar sem a faca caso escorregue sua mão do cabo.
Para isso existe um tipo de faca militar em que o cabo é enrolado com uma fina corda, para absorver o sangue.
Essa cordinha também serve, entre outras coisas, para em uma situação de sobrevivência  amarra-la em uma vara e utilizá-la como lança ou arpão. 


É importante a escolha da empunhadura que vai de acordo com a técnica de quem está empunhando a faca.

Na empunhadura tradicional (figura abaixo) a vantagem é o maior distanciamento do adversário, porem a faca deve ter uma haste de separação do cabo com a lâmina, a fim de que a mão não escorregue e a mão se corte. Há diversas variações com outras denominações, tipo: sabre, florete, folha (esta com a lâmina deitada).


                               

Outra coisa: se entrar em um combate contra alguém que também está com uma faca, a probabilidade de ambos saírem cortados é de quase 100%,e um desarmado contra outro armado com uma faca é de 100% o desarmado sair cortado, exceto se um dos combatentes for bem treinado ou um dos agressores não tiver o ânimo real de utilizar a faca.
Esse pensamento exagerado serve apenas para chamar a atenção em duas observações:
1 – evite muito entrar em luta contra alguém que estiver com uma faca, exceto se sua vida depender disso.
2 – caso decida lutar, saiba que existem os chamados “pontos de sacrifício” que são partes do corpo, como por exemplo, a parte externa dos antebraços, que se atingidos o golpe não será fatal. Se tiver que ser atingido que seja nesses pontos.
3 – de preferência a utilizar uma arma (própria ou imprópria) que mantenha uma distância maior de seu agressor, como por exemplo, um bastão ou uma tonfa.
4 – se não possuir nenhuma arma ou não for possível evitar o confronto, enrole uma jaqueta em seu braço para se defender.
Faça um teste: vista uma roupa clara, arranje uma faca de madeira sem ponta, cubra a lâmina com batom e lute com um parceiro de treino. Ao final verá onde e quantas vezes foi atingido.
Um ataque com uma faca tem o impacto psicológico muito grande, pois a quantidade de sangue é grande quando o corpo é atingido.
De qualquer maneira, mantenha a calma, proteja os pontos vitais e não se encolha.

DEFESA CONTRA FACAS

A defesa contra facas utilizando apenas o corpo é uma técnica que para ser aplicada deve ter intenso treinamento, e mesmo assim o risco é alto.
Muitas artes marciais ensinam técnicas variadas sobre o assunto em questão. Basicamente consiste em esquiva, bloqueio e torções.
Há videos antigos onde o mestre de aikido e ator Steven Seagal faz demonstrações de defesas contra facas.
É impressionante a precisão dele ao efetuar as torções defendendo-se de investidas inesperadas.
No filme Força em Alerta ele faz a luta final com Tommy Lee Jones, onde os dois estão armados com facas.



           Sempre de preferência a esquiva, porém com os braços em posição de bloqueio para minimizar qualquer dano.
Tenha em mente que os ataques não serão lineares, mas sim imprevisíveis.
Para treinar utilize uma faca de madeira ou de borracha. Peça a seu parceiro de treino que inicie o exercício com ataques simples e lineares, tanto estocadas como cortes.
Quando já estiver acostumado com a aplicação da técnica escolhida, teste outra até escolher a que melhor se adapte (torção, imobilização ou mesmo um ataque contra o punho do adversário).
Após ter controle sobre as principais defesas contra os ataques (estocadas e cortes) sobre diversos ângulos, passe agora para o treino contra golpes inesperados, onde seu parceiro poderá desferir qualquer tipo de golpe.

                                                         Faca pistola

Lembre-se: o perigo é a faca, então você deve ter controle sobre ela, imobilizando o braço armado do adversário fazendo com que ele solte a faca ou com que você a tome. Não adianta golpear o adversário sem manter o controle da faca, pois mesmo se ele for atingido na cabeça ainda poderá desferir um golpe em você.
É claro que para cada fase do treinamento levará semanas ou meses para ser aplicado com eficiência, e após conseguir aplicar as técnicas com segurança, sempre terá que fazer uma manutenção do treinamento.

 Há excelentes mestres e instrutores no mercado, como por exemplo Ricardo Nakayama e Dayverson (não sou eu, meu nome é Davidson), cujos videos estão na internet e ministram aulas por todo o Brasil e até no esterior. Porém, seja criterioso ao escolher uma instrutor, pois há malucos que pensam que são ninjas e podem colocar a sua vida em risco.




Não deixem de ler a matéria "ARMAS BRANCAS E PORTE ILEGAL" nesse mesmo Blog.

COMBATE TÁTICO - Defesa Pessoal Urbana 
Abordagem simples, direta e eficiente. Fotos coloridas.
Armas improvisadas, noções de direito pertinentes ao tema, visão de Segurança Pública.
O livro pode ser adquirido diretamente com o autor R$ 35,00 + frete
Contato - facebook - Davidson Abreu
                Fan Page - Combate Tático
Ou pela Bueno Editora - http://www.buenoeditora.com.br/shop/ 

quinta-feira, 9 de maio de 2013

REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL



Novamente retornamos com esse mesmo assunto, com a convicção de que a grande maioria é a favor da redução da maioridade penal, ou seja, a grosso modo, para que um menor que comete crime seja realmente punido.
Fica difícil entender os que mantém um discurso contra essa redução.
Por isso tentaremos de uma vez por todas deixar claro mesquinhas manifestações, utilizando alguns exemplos:

BERENICE GIANNELLA – Presidente da Fundação Casa, obviamente sua posição a coloca contra a redução da maioridade, caso contrário não manteria o seu cargo.
É incrível a cara de pau dessa senhora ao dizer que o Estatuto da Criança e do Adolescente, em certas ocasiões é mais rígido do que o Código Penal.



JOSÉ EDUARDO CARDOZO – Ministro da Justiça, pertencente ao Partido dos Trabalhadores.
Aqui o caso é mais concreto, pois afirma que o sistema prisional é falido uma verdadeira escola do crime. Disse que preferiria morrer a ir preso.



Que o sistema carcerário é falido não precisa ser Ministro para saber, aliás, desde o tempo do império. E como todo “bom” político, ele prefere morrer a ir preso.
Mas a questão é: então por causa da ineficiência do Estado a vítima é que sofre?
Qual culpa tem o cidadão honesto sobre o passado inglório do menor infrator?
Qual culpa tem o cidadão honesto sobre o descaso do Estado no Sistema Prisional?
Políticos detém o poder financeiro e de influência, sendo assim eles e seus familiares próximos vivem em um mundo a parte, repleto de seguranças, sistemas de monitoramento, carros blindados, etc.
Caso ocorra algo que lhes proporcione insegurança, com um simples telefonema as autoridades eles resolvem. Com eles a investigação acontece e o policiamento pelos locais onde irão passar também.
Esses só viram um menor infrator pela TV.



SOCIÓLOGOS, SOCIALISTAS e PARTIDOS DE ESQUERDA – a grande maioria é também contra a redução da maioridade penal.
Interessante notar que sempre se levantam contra medidas duras que prezam uma lei mais rigorosa, porém nunca ninguém os vê fazendo nada para a redução da criminalidade.
Quando depois de muitos anos resolveram tomar alguma atitude em relação aos viciados em crack, na Cracolândia da estação Luz, em São Paulo, foram os primeiros a se manifestarem contrários.
Mas o que fizeram nesses anos todos?
De qualquer forma o Governo também já abandonou a Cracolândia.
Quanto aos socialistas, grande parte é simpático ao comunismo, porém, apesar de aqui no Brasil cometerem atos criminosos, como invasões, manifestações violentas, depredações, não teriam essa coragem em países comunistas, como na China e em Cuba que tanto adoram. Os integrantes de partidos de esquerda, idem.




BEM INTENCIONADOS E UTÓPICOS – Realmente existem pessoas de bom coração que acreditam no ser humano e que todos merecem outras chances.
Da mesma maneira que existem aqueles que também são bons, mas vivem em uma realidade alternativa, pois não enxergam o que acontece ao seu redor ou foram superprotegidos e tendem a ver o lado bom até da maldade.
Quase a totalidade desses indivíduos tendem a mudar de opinião quando passam por uma experiência traumática que contradiz seus princípios.





A MÍDIA – Durante muitos anos a mídia na TV e nos jornais escritos foram minando os órgãos policiais.
Criticavam quase todas as ações da polícia ouvindo apenas um lado da história.
Com o enfraquecimento da polícia aconteceu o óbvio – o fortalecimento do crime.
Só então essa visão começou a ser alterada e as reportagens policiais começaram a ser mais dosadas, com exageros sendo menos cometidos.
Finalmente observaram que o problema da Segurança Pública não é apenas da polícia, mas da justiça, da educação, do Estado, do Município, da União, de todos.
Porém os políticos que estão no poder ainda são os mesmos, então ainda irá demorar muito para acordarem pra realidade.
Hoje a imprensa corre atrás do prejuízo, e grande parte é a favor da redução da maioridade penal.
Falta apenas um pouco de conhecimento jurídico dos repórteres, que com esse conhecimento colocariam os políticos contra a parede facilmente.
Por exemplo argumentando que mesmo com a redução da maioridade penal não seria por qualquer crime que o menor ficaria preso, devido as beneficie da legislação como por exemplo a transação penal para os crimes de baixo potencial ofensivo.
Deveriam saber também como funciona a liberação do internado na Fundação Casa, onde na verdade ficam muito pouco tempo internados, quem comete um roubo a mão armada pode sair em menos de dois meses, e é muito difícil alguém que cometeu um estupro ou homicídio, ficar os três anos que é a pena máxima.



POLITICOS
Vivem de imagem e de votos, pouco importa de quem, o importante é se manterem no poder.
Em um país em que o crime aumenta é vantagem angariar voto de criminosos e de seus familiares, sendo que muitos sobrevivem de seus ganhos.
Presos que ainda não foram condenados podem votar.
Na década de 80, quando Leonel Brizzola era governador do Rio de Janeiro proibiu a polícia de subir o morro e até o helicóptero da polícia não podia sobrevoar para mapear os pontos de tráfico.
Sua filha era namorada de um conhecido traficante.
Essa foi uma maneira fácil de angariar votos.
Portanto, a opinião de políticos é questionável, a maioria vai pra onde a maré leva.



GOVERNADOR GERALDO ALCKIMIN
Apresentou uma proposta (projeto) tapa buraco, que na verdade não reduz a maioridade e sim aumenta as penas.
É melhor do que nada, porém, na verdade o Governador aproveitou o momento de extrema rejeição devido a violência que assola São Paulo, para utilizar sua proposta como plataforma política.
O mesmo Governador defende o fim do exame criminológico para a progressão de regime prisional.



A REALIDADE

As pessoas pertencentes aos grupos acima afirmam que a redução da maioridade penal não irá resolver o problema da criminalidade, e que a cadeia não irá recuperar o jovem, mas esquecem de um dos princípios basilares do Direito Penal – A PUNIÇÃO.



O problema da criminalidade não será resolvido, é óbvio. Mas o envolvimento do menor em crimes violentos certamente será reduzido, vítimas e familiares sentirão que foi feito justiça.
Esse é apenas um passo em busca de níveis toleráveis de criminalidade.
Não confundam redução da maioridade com cumprimento de pena em um mesmo ambiente. Não há nexo nesse argumento, e a Lei de Execuções Penais já prevê a separação.
A questão principal gira no tempo em que o menor de idade ficará detido.
Outro argumento que chega a ser hilário é o de que “dessa forma os menores de 18 anos estarão fazendo escola de crime, porque estarão junto a criminosos”!



Quem diz isso pensa que eles estão juntos com quem quando estão soltos?
Na igreja?



E a questão maior é que a população só está pedindo o que é obrigação dos políticos: CUMPRAM A VONTADE DO POVO!



Eles estão lá para nos representar e não fazerem o que querem, pois os problemas sofridos por nós estão muito longe da realidade deles.
Não venham com a mentira de que não podemos tomar tais decisões em clima de emoção, pois é só assim que as coisas andam no Brasil.
E se esperarmos tempos de paz para tomarmos decisões, vamos esperar para sempre.
Os que impedem a votação de projetos nesse sentido estão lutando contra a Democracia. Contra a vontade da maioria.
Para vocês, defensores do status quo, espero que encontrem um dia um desses “anjos” pela frente, assim mudarão de idéia (se sobreviverem).
Caso um deles se encontre comigo, não tem problema! Esse não vai chegar até a maioridade.