COMBATE COM FACAS
As facas são até hoje um instrumento importantíssimo para a humanidade, tanto como um utensílio e também como arma.
Na antiguidade as facas eram feitas de pedras lascadas, dessa forma também continuaram sendo feitas séculos após a descoberta do ferro, por tribos indígenas que não conheciam o metal.
Posteriormente feitas de bronze, até a descoberta do ferro e do aço.
Apesar de vivermos em uma época que deveria ser mais racional e segura, ainda assim, facas são usadas por criminosos de menor porte, ou os viciados em drogas que as usam para cometer roubos, devido ao baixo custo, fácil acesso e uma legislação permissiva no tocante ao porte de armas brancas, que é uma contravenção penal e não um crime.
No Japão o colete de proteção que os policiais utilizam é projetado para dar maior proteção contra facas ou outros objetos perfurocortantes, pois devido a legislação, cultura e bom desempenho da Segurança Pública, são raros os crimes com armas de fogo.
Quanto ao fato de ser contravenção penal o porte de armas brancas, já foi dito na matéria postada nesse BLOG – Armas Brancas e Porte Ilegal.
Há uma diferença entre combate com facas e defesa contra facas.
Combate com facas é a arte de lutar (atacar e defender) utilizando a faca como meio.
A defesa contra facas é a arte de defender-se, desarmado ou com alguma outra arma, de um oponente armado com faca.
Silat - arte marcial conhecida pela perícia na luta com bastão curto e com facas
Silat - arte marcial conhecida pela perícia na luta com bastão curto e com facas
Existem artes marciais onde o uso da faca é uma especialidade, entre elas o Silat, a Escrima e Kali. Alem de diversas técnicas de combate militar.
A faca como arma de combate continua mantendo a sua importância, mas não há como negar que com o passar dos séculos ela foi diminuindo, dentro de um campo de combate.
Prova disso, é que até mesmo as mortes ocorridas por armas de pequeno porte, como pistolas e revolveres em guerras, são mínimas.
Mas a faca é um instrumento de sobrevivência muito mais eficaz do que qualquer arma de fogo. Isso não a torna menos mortal, principalmente no conceito de defesa pessoal.
O combatente armado e treinado com faca irá efetuar vários tipos de golpes, de acordo com a oportunidade e o modelo de faca que possuir.
Faca tipo Butterfly (ou balisong), mais estética do que funcional. Apesar do impacto psicológico que causa, eu não indicaria para defesa pessoal.
Efetuará cortes horizontais, verticais, diagonais, tendo como alvo as partes mais expostas, principalmente o pescoço.
Para defender-se de outra faca ou outro objeto pode utilizar a própria faca para desviar o braço armado do agressor, utilizando a lamina de preferência contra o pulso.
Essa defesa é ao mesmo tempo um ataque mortal, caso acerte o conjunto de veias e artérias da região.
Além de cortes ele poderá se valer de estocadas seja qual for a empunhadura que estiver utilizando.
Ao realizar uma estocada deve ter consciência do potencial do modelo de sua faca, pois há fatores que não são vistos nos filmes do cinema.
Se estiver suado ou com sangue nas mãos, o cabo ficará escorregadio, e se a faca não tiver um apoio eficiente entre o cabo e a lâmina, sua mão poderá escorregar de encontro a própria lâmina.
O corpo exerce uma sucção o que dificulta a retirada da lâmina cravada, estão pode ficar sem a faca caso escorregue sua mão do cabo.
Para isso existe um tipo de faca militar em que o cabo é enrolado com uma fina corda, para absorver o sangue.
Essa cordinha também serve, entre outras coisas, para em uma situação de sobrevivência amarra-la em uma vara e utilizá-la como lança ou arpão.
É importante a escolha da empunhadura que vai de acordo com a técnica de quem está empunhando a faca.
Na empunhadura tradicional (figura abaixo) a vantagem é o maior distanciamento do adversário, porem a faca deve ter uma haste de separação do cabo com a lâmina, a fim de que a mão não escorregue e a mão se corte. Há diversas variações com outras denominações, tipo: sabre, florete, folha (esta com a lâmina deitada).
Outra coisa: se entrar em um combate contra alguém que também está com uma faca, a probabilidade de ambos saírem cortados é de quase 100%,e um desarmado contra outro armado com uma faca é de 100% o desarmado sair cortado, exceto se um dos combatentes for bem treinado ou um dos agressores não tiver o ânimo real de utilizar a faca.
Esse pensamento exagerado serve apenas para chamar a atenção em duas observações:
1 – evite muito entrar em luta contra alguém que estiver com uma faca, exceto se sua vida depender disso.
2 – caso decida lutar, saiba que existem os chamados “pontos de sacrifício” que são partes do corpo, como por exemplo, a parte externa dos antebraços, que se atingidos o golpe não será fatal. Se tiver que ser atingido que seja nesses pontos.
3 – de preferência a utilizar uma arma (própria ou imprópria) que mantenha uma distância maior de seu agressor, como por exemplo, um bastão ou uma tonfa.
4 – se não possuir nenhuma arma ou não for possível evitar o confronto, enrole uma jaqueta em seu braço para se defender.
Faça um teste: vista uma roupa clara, arranje uma faca de madeira sem ponta, cubra a lâmina com batom e lute com um parceiro de treino. Ao final verá onde e quantas vezes foi atingido.
Um ataque com uma faca tem o impacto psicológico muito grande, pois a quantidade de sangue é grande quando o corpo é atingido.
De qualquer maneira, mantenha a calma, proteja os pontos vitais e não se encolha.
DEFESA CONTRA FACAS
A defesa contra facas utilizando apenas o corpo é uma técnica que para ser aplicada deve ter intenso treinamento, e mesmo assim o risco é alto.
Muitas artes marciais ensinam técnicas variadas sobre o assunto em questão. Basicamente consiste em esquiva, bloqueio e torções.
Há videos antigos onde o mestre de aikido e ator Steven Seagal faz demonstrações de defesas contra facas.
É impressionante a precisão dele ao efetuar as torções defendendo-se de investidas inesperadas.
No filme Força em Alerta ele faz a luta final com Tommy Lee Jones, onde os dois estão armados com facas.
Sempre de preferência a esquiva, porém com os braços em posição de bloqueio para minimizar qualquer dano.
Tenha em mente que os ataques não serão lineares, mas sim imprevisíveis.
Para treinar utilize uma faca de madeira ou de borracha. Peça a seu parceiro de treino que inicie o exercício com ataques simples e lineares, tanto estocadas como cortes.
Quando já estiver acostumado com a aplicação da técnica escolhida, teste outra até escolher a que melhor se adapte (torção, imobilização ou mesmo um ataque contra o punho do adversário).
Após ter controle sobre as principais defesas contra os ataques (estocadas e cortes) sobre diversos ângulos, passe agora para o treino contra golpes inesperados, onde seu parceiro poderá desferir qualquer tipo de golpe.
Faca pistola
Lembre-se: o perigo é a faca, então você deve ter controle sobre ela, imobilizando o braço armado do adversário fazendo com que ele solte a faca ou com que você a tome. Não adianta golpear o adversário sem manter o controle da faca, pois mesmo se ele for atingido na cabeça ainda poderá desferir um golpe em você.
Faca pistola
Lembre-se: o perigo é a faca, então você deve ter controle sobre ela, imobilizando o braço armado do adversário fazendo com que ele solte a faca ou com que você a tome. Não adianta golpear o adversário sem manter o controle da faca, pois mesmo se ele for atingido na cabeça ainda poderá desferir um golpe em você.
É claro que para cada fase do treinamento levará semanas ou meses para ser aplicado com eficiência, e após conseguir aplicar as técnicas com segurança, sempre terá que fazer uma manutenção do treinamento.
Há excelentes mestres e instrutores no mercado, como por exemplo Ricardo Nakayama e Dayverson (não sou eu, meu nome é Davidson), cujos videos estão na internet e ministram aulas por todo o Brasil e até no esterior. Porém, seja criterioso ao escolher uma instrutor, pois há malucos que pensam que são ninjas e podem colocar a sua vida em risco.
Não deixem de ler a matéria "ARMAS BRANCAS E PORTE ILEGAL" nesse mesmo Blog.
COMBATE TÁTICO - Defesa Pessoal Urbana
Abordagem simples, direta e eficiente. Fotos coloridas.
Armas improvisadas, noções de direito pertinentes ao tema, visão de Segurança Pública.
O livro pode ser adquirido diretamente com o autor R$ 35,00 + frete
Contato - facebook - Davidson Abreu
Fan Page - Combate Tático
Ou pela Bueno Editora - http://www.buenoeditora.com.br/shop/
Nenhum comentário:
Postar um comentário