segunda-feira, 18 de abril de 2011

SEJA UM BUSHI (GUERREIRO)

  Para iniciar este blog, gostaria de convidar a todos para serem Guerreiros !
  Mas, calma, nem todos terão afinidade com lutas ou armas, muito menos é essa a intenção.
  O verdadeiro guerreiro não precisa de violência para se estabelecer na sociedade, alias, aqueles que se julgam como tal, geralmente são covardes, e carregam vários complexos, entre eles o de inferioridade.
  O bushi, ou samurai, dedica sua vida a perfeição, que nunca será encontrada, mas é a busca do aprimoramento, que durante a Idade Média acabava se restringindo na arte da guerra.
  Nos tempos de hoje o aprimoramento é essencial em todas as áreas, educacional, proficional, espiritual, físico, etc.
  Aquele que se restringe a apenas uma área, estará fadado ao fracasso em pelo menos algum momento de sua vida.
  A busca da harmonia nos leva ao sucesso, desde que nos guiemos em nosso objetivo, e tivermos uma definição pessoal do que é sucesso.
  O Guerreiro moderno é aquele que vence as batalhas do dia a dia, consegue estudar, um emprego, sua promoção, praticar uma atividade física, constituir uma família, criar seus filhos, esta em paz espiritualmente, e nos termos de Brasil, chegar vivo em casa ou pelo menos evitar ser assaltado, todos os dias.
 Calma, calma, não se decepcionem, este blog não é de auto-ajuda nem tão pouco religioso, mas está introdução é bem vinda para não nos limitarmos apenas na imagem de que nossa força interior como guerreiro só será alcançada através da violência.
  Não esqueçamos que o termo Samurai, quer dizer "aquele que serve", na minha concepção de  guerreiro moderno, o forte deve ajudar o fraco, o que foge a isso é covardia.
  Por isso lembro sempre aos meus alunos policiais que somos Servidores Públicos, e a velha máxima "para servir e proteger".

  O que adianta você obter a vitória em apenas um setor? O que adianta ter dinheiro mas não ter  amor? Ter estudo, mas não ter um bom emprego? Não ter amigos? Ter tudo mas sofrer com depressão?
  Esse é o espirito da busca da harmonia. Pode não ser o melhor em tudo, mas será bom em quase tudo.

  Por que o símbolo escolhido foi o Samurai, se temos na história diversos guerreiros?
  O samurai não se preocupava apenas na arte do combate, mas em diversos aspectos, nas artes, nas tradições, na espiritualidade, etc.
  Enquanto na Europa, durante a Idade Média, quase todos (inclusive alguns nobres) eram analfabetos, no Japão grande parte da população já era alfabetizada.
  Os Mongóis foram o povo que mais conquistaram, dominando a Ásia e Parte da Europa Oriental, porém, pelo acaso ou não, não conseguiram dominar o Japão.
  O Japão, uma ilha, conquistou a Coréia, China e a Rússia.
  Se industrializou de forma muito atrasada, mas já era uma grande potência, inclusive sua marinha de guerra, que quase venceu os EUA durante a 2ª Guerra Mundial.
  Teve duas de suas cidades destruídas por bombas atômicas, perdeu a guerra, mas logo em seguida já era novamente umas das maiores potências mundiais.
  Tudo devido a cultura de seu povo, ao caminho do guerreiro.
  Os Mongóis até hoje vivem em cabanas. Nada se desenvolveram após todas as conquistas.







  Todos os outros guerreiros da história tiveram suas características e méritos, como os cavaleiros medievais, com seus códigos de honra, os romanos com suas modernas táticas de combate que levaram desenvolvimento a todas as cidades que conquistaram, como construção de pontes, estradas, sistema de esgoto, etc.
  Os Vikings, desbravadores dos mares. Os gladiadores, escravos treinados para a luta.
  Mogóis, que desenvolveram o arco revestido de osso, com isso criaram uma arco curto, que envergava, e não quebrava, arremessando flechas a grande distância, montados a cavalo.
  Unos, Apaches, entre tantos outros.
  Mas o modelo que melhor se enquadra neste blog é o do Samurai.


 Gengis Khan
 

   O Ninja era um assassino. Não tinha código de honra. Muitas vezes contratados por um Shogun para fazer o "trabalho sujo".
  Normalmente, não encarava um Samurai de frente, pois o Samurai era superior no combate com espadas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário