quinta-feira, 2 de junho de 2011

HAPKIDO - ontem e hoje

De acordo com algumas versões, como não poderia deixar de ser, remontam a origem do Hapkido a mais de 4.300 anos, outros, um pouco mais modestos, datam por volta de 668 d.C, onde citam os antigos guerreiros Hwarangs.

Em um conceito mais moderno, e também mais verossímil, o Hapkido como conhecemos hoje, foi fundado por Choi Yong Sul, que por força do destino, foi adotado (de certa forma, seqüestrado) por japoneses após a invasão da Coréia e nesse intercâmbio com a cultura japonesa, teve o contato com o estilo Daito Ryu-Aiki-Jutsu, através de seu pai adotivo Sokaku Takeda, conhecendo também um dos melhores alunos de Takeda: Murihei Ueshiba, fundador do Aikidô.

Após o fim da Segunda Guerra Mundial, Choi retornou a Coréia e iniciou a prática de outras artes marciais de origem coreana, que formariam a base do Hapkido moderno.
Para conhecer uma versão mais aprofundada sobre a origem histórica do Hapkido, visitem o site http://www.hapkidotradicional.com.br/História%20do%20Hapkido.html, onde esta pormenorizada, de forma muito bem elaborada.
Na minha humilde opinião, longe de eu querer ofender os defensores das tradições históricas, mas comparar técnicas tão antigas e exclusivamente voltadas para a guerra, com utilização de lanças, escudos e espadas, acho muito forçado fazer esta comparação com o Hapkido moderno.
Dá a impressão de que seria dada uma maior importância a esta divina arte, se a associarmos a histórias milenares envoltas de mistérios.
Será o Jet Kune Do menos importante por ser moderno?

                                                   Livro escrito e ilustrado por Bruce Lee


E o Krav Maga? O MMA?

O Jiujitsu e o Judo não aparentam dar tanta importância a sua origem histórica, onde se desvencilharam e aplicaram uma ênfase mais esportiva.


                    Hélio Gracie é o grande nome de sua família  que desenvolveram um estilo próprio de Jiujitsu. Foto de seu último livro, com exelentes fotografias.

Ao meu ver, o Hapkido é uma arte marcial moderna, voltada a defesa pessoal, de maneira eficiente onde dá a opção do praticante desferir um ataque contundente, um arremesso (projeção), uma imobilização ou uma torção.




                     http://www.youtube.com/watch?v=4LQ9hLgdKN0
                      Korean Hapkido - não deixe de assistir, na minha opinião o melhor vídeo de Hapkido
No Hapkido há elementos muito fortes do Aikidô, representado pelas torções, esquivas e princípios, e do Taekwondô representado pelos chutes muito técnicos, velozes e eficientes.
                Apesar de ser uma arte marcial relativamente jovem, essa é a que mais tem evoluído, apesar de resguardar tradição e modernidade com muita harmonia.
                A evolução do Hapkido se dá pelo fato de ser uma arte marcial aplicada diretamente a defesa pessoal, com o intuito de vencer o oponente, isso a leva a um aprimoramento constante, onde hoje em um contexto moderno incorpora elementos do Boxe, Jiujitsu e Judô, sem abandonar a tradição.
Grão Mestre Anassiel Kin, de Santos SP (46 anos) demonstrando flexibilidade na aplicação deste golpe
                Essa incorporação de outros estilos, de maneira nenhuma é inconveniente, mas sim uma forma de evolução, afinal em matéria de defesa pessoal o objetivo é encontrar a forma mais prática e eficiente de vencer o oponente.
                É muito mais honesto fazer uma adaptação de um golpe tipicamente utilizado em outra arte marcial, do que inventar uma origem fantasiosa deste mesmo golpe para provar que nasceu no próprio Hapkido, ao meu ver, isto acaba afetando a credibilidade da própria arte.
                Outro problema que acaba afetando a arte, são as inúmeras federações e associações, cada uma com suas “verdades” vários campeonatos distintos, alguns dos quais o competidor só precisa lutar uma única vez para ser consagrado campeão.
                Em algumas academias ocorre uma indistinta graduação, ou seja, alguns alunos desqualificados acabam chegando facilmente a faixa preta.
                O próprio aluno deveria ser consciente e não se afobar para usar uma faixa preta, mas a empolgação não permite, então ele ostenta a faixa mas não tem capacidade técnica, isso afeta a imagem, e o principal responsável é o mestre, que não faz isso para não perder o aluno.
                Deveríamos seguir o exemplo do Jiujitsu, que é muito criterioso na distribuição das faixas, é fácil ver nos campeonatos de MMA lutadores profissionais, que ainda estão na faixa roxa, isto é seriedade.
                De qualquer forma, no quesito Defesa Pessoal, o Hapkido é excelente, dá várias opções ao aluno, mantém os princípios de arte marcial e não descarta importância esportiva.

Ji Han Jae, Grão Mestre de Hapkido, contracena com Bruce Lee em O Jogo da Morte


                                
                                            http://www.youtube.com/watch?v=cI3oSZ0O9b4
                   

                                    Assista o trecho com versão estendida desta cena do filme O do Jogo da Morte

             
              As aulas são dinâmicas, principalmente para as crianças que não ficam entediadas, pois uma aula é sempre diferente de outra, onde aprendem rolamentos, quedas, torções, imobilizações, projeções, chutes, socos, disciplina e respeito.
                Hoje, aulas de Hapkido são ministradas nas melhores forças policiais e em diversas tropas de Forças Especiais do Brasil e mundo.  
                 Grão Mestre Dayverson que é Policial Militar no RJ - apesar do nome parecido e de ser policial também, não sou eu), junto ao policial do BOPE. O Hapkido é uma das Artes Marciais praticadas por esta força policial.
                HAP - conjunto, harmonia; KI - energia interior; DO - caminho, escola.
                                          Ou melhor: HAPKIDO – caminho da energia coodrenada.

                 Independente da escolha da Arte Marcial, ou mesmo qualquer esporte, no qual os pais querem inserir os filhos, é sempre bom saber as qualificações do Mestre, instrutor ou professor.
                É importante também assistir as aulas e observar o que é ministrado, não somente no tocante a parte física, mas também a parte disciplinar e moral.
               Um Mestre tem um poder muito grande de influência sobre uma criaça ou adolescente, alunos mais graduados também possuem esse poder.
              Então, é bom observar que tipo de ambiente está colocando os seus filhos, pois de nada vale moldar um ótimo lutador, mas com uma indole marginal, o que acarretará diversos problemas posteriores, em alguns casos com a lei.
              O melhor é inscrever-se na academia também. Além de cuidar da sua saúde e dos diversos benefícios que o Hapkido proporciona, fortalecerá os laços familiares com seu filho e terá total segurança que sua prole está em um ambiente salutar.
 

Dezembro de 2014
COMBATE TÁTICO - Defesa Pessoal Urbana 
Abordagem simples, direta e eficiente. Fotos coloridas.
Armas improvisadas, noções de direito pertinentes ao tema, visão de Segurança Pública.
O livro pode ser adquirido diretamente com o autor R$ 35,00 + frete
Contato - facebook - Davidson Abreu
                Fan Page - Combate Tático
Ou pela Bueno Editora - http://www.buenoeditora.com.br/shop/ 

2 comentários:

  1. Bom dia Tenente! Gostei de ler a máteria e de assestir o video. Muito interessante está luta, é um dominio rápido, não e preciso ficar dando socos e nem jutes... até sangrar pra se render.
    Um abraço e fique com Deus.

    ResponderExcluir