terça-feira, 5 de julho de 2011

A EVOLUÇÃO DOS FILMES DE ARTES MARCIAIS

                                                      Parte 1

            O grande BUM! dos filmes de artes marciais no Ocidente se passou com o fenômeno BRUCE LEE, a partir de suas primeiras participações como coadjuvante no cinema e na TV.
            Como personagem foi de grande importância o KATO, parceiro do BESOURO VERDE no seriado de TV, assistido nos cinemas este ano como remake.

           
           Muito sucesso obteve também o seriado KUNG FU, onde o personagem é interpretado por DAVID CARRADINE, que nunca havia praticado a arte marcial, mas sim Balet!
            O papel era pra ser de Bruce Lee, mas por ele “ser chinês demais” optaram por David Carradine.
            Quando os filmes produzidos para o cinema, estrelados por Bruce Lee como ator principal começaram a serem exibidos no Ocidente, a empolgação foi maior.
            Houve uma grande procura de academias por parte de fãs que queriam aprender a luta que viam no cinema, e uma arte marcial que foi muito beneficiada foi o Karate, que por falta de divulgação do Kung Fu, principalmente no Brasil, e alguns erros de tradução, levou vantagem.
            Talvez a melhor seqüência de luta da história do cinema esteja no filme OPERAÇÃO DRAGÃO, no qual Bruce Lee utiliza uma série de armas orientais.
  Entre os figurantes está Jackie Chan, que agarra Bruce pelas costas, depois Bruce o puxa pelos cabelos
       
           Outros estilos de filmes acabaram incorporando cenas de luta em um estilo Oriental seguindo essa onda, como por exemplo o personagem James Bond vivido por ROGER MOORE.
            Após a morte de Bruce imitadores e coadjuvantes continuaram com os filmes, mas devido a pouca qualidade e histórias repetitivas, o interesse do público foi acabando.
            No Brasil a TV Record exibia todas as semanas esses filmes, a maioria filmados em Hong Kong, na “Poltrona R”.
           
Em 1984 foi um grande sucesso o filme KARATE KID, A HORA DA VERDADE, com RALFH MACCHIO e PAT MORITA, este chegou a ser indicado ao Oscar de melhor ator coadjuvante.
            O filme foi considerado muito bom, tanto pela critica como pelo público, pois a história era muito mais do que lutas, alias essas ficaram devendo muito, os atores não convenciam lutando, eram ruins mesmo.
            Dizem que Chuk Norris foi convidado para ser o mestre vilão da academia Cobra Kai, mas não aceitou.
            Curioso é que ao final Daniel (Macchio) vence a luta com um golpe que não é do karate, e sim do estilo da garça no Kung Fu.
Continua sendo um clássico, muito imitado, mas se visto ainda hoje mostra a sua superioridade no contexto geral.
Rendeu mais três continuações, e um remake (!!!???) com JACKIE CHAN, que ensina Kung Fu e não Karate!!! Porque não disseram que era um filme apenas inspirado em Karate Kid? Bom, mas inferior. 


Em 1985 é apresentado aos cinemas o filme NO RETREAT, NO SURRENDER, no Brasil: RETROCEDER NUNCA, RENDER-SE JAMAIS, no qual o ator principal sofre os mesmos problemas do personagem de Karate Kid, porém, é visitado pelo espírito de Bruce Lee, que o treina para superar seus inimigos.
O curioso é que foi a primeira aparição do Astro JEAN CLAUDE VAN DAMME, que protagoniza as incríveis cenas de lutas no final.
Apesar de ser uma cópia inferior ao Karate Kid, as cenas de lutas são bem melhores e assistir este filme é uma viagem de volta aos anos 80.

O grande marca o retorno dos filmes de Artes Marciais foi o filme O GRANDE DRAGÃO BRANCO.
Este filme de baixo orçamento lançou Van Damme como o grande astro das Artes Marciais.
Baseado na vida de Frank Dux, este filme é muito bem feito, com excelentes cenas de lutas que tenta apresentar diversos estilos de lutas oriundas de vários países.
Tenta até lançar uma música como hit (Kumite).
Trás de volta as telas do cinema Ocidental o ator BOLO YEUNG, vilão do longa OPERAÇÃO DRAGÃO, com Bruce Lee.

Curiosamente faz parte do elenco o ator FOREST WHITAKER, em um modesto papel.
Bolo Yeung voltaria a enfrentar Van Damme no filme DUPLO IMPACTO
Da mesma forma que os filmes podem ser classificados como antes e após Bruce Lee, vale dizer que também podem ser classificados como antes a após Van Damme.
Ele trouxe uma vertente mais realista, com golpes plásticos, mas sem os exageros comum nos filmes orientais, ninguém saia voando.
Os golpes realmente davam a impressão de que acertavam o adversário, e a sonoplastia, que antes não diferenciava um soco de um chute, evoluiu muito nesta época.
Novamente as academias se beneficiaram deste momento do cinema, mas desta vez foi o FULL CONTACT e o MAUY TAY (Boxe Tailandês), apesar das raizes marciais de Van Damme ser o Karate.
Posteriormente a carreira do ator Belga foi se deteriorando, principalmente após seu envolvimento com drogas, seus filmes ficaram repetitivos, com péssimas histórias e não passaram mais nos cinemas, eram apenas encontrados nas locadoras.
Sobre o ator falarei de forma mais aprofundada em outra matéria.
Seu último bom filme, em matéria deArtes Marciais foi HELL, que devido as péssimas traduções deste país, seu título não foi traduzido, pois já haviam traduzido erroneamente outro filme dele como INFERNO, que alias é péssimo.
Hell é muito bom, as lutas que ocorrem em uma penitenciária russa, são muito realistas, impressionantes, e Van Damme adiciona muito de JIUJITSU e MMA.
Infelizmente os filmes posteriores não mantiveram a qualidade.


Nesta mesma época, em 1988, surge STEVEN SEAGAL com o filme NICO: ACIMA DA LEI, com a também curiosa participação da atriz SHARON STONE (delicia), como sua esposa.
Surgia uma forma ainda desconhecida de luta aos cinemas, o AIKIDO.
Em 1990 prosseguiu com os sucessos DIFICIL DE MATAR, MARCADO PARA A MORTE, FÚRIA MORTAL, FORÇA EM ALERTA (I e II).
O diferencial de seus filmes eram os golpes de Aikido, diversas torções que deixavam braços, pernas, mãos e pés quebrados.
A violência era marcante e realista, realmente empolgava a platéia. Curioso é que ele nunca apanhava, mal tomava um soquinho.
Ao final dos anos 90 seus filmes foram para o mesmo caminho de Van Damme, ficaram péssimos, só encontrados em locadoras, com ele cada vez mais gordo.
Seus filmes começaram a não convencer, chegando ele a lutar de mãos vazias contra um inimigo empunhando uma Katana (temida espada japonesa) e vencendo fácil.
E olha que este era especialista em espadas!


Em 89 o filme BEST OF THE BEST – OPERAÇÃO KIKBOXER (mais uma péssima tradução, não sei porque fazem isso) surpreendeu.
Um dos poucos que saíram do tradicional vingador ou lutador solitário vencendo todos. O maior clichê é a vingança do irmão que foi morto em um torneio anterior.
O filme trás no papel principal ERIC ROBERT, irmão de Julia Robert, que faz parte de uma equipe americana de TAEKWONDO que enfrentam em um torneio uma equipe Coreana.
O filme mostra uma vertente esportiva, muito legal, a apesar da tradução do título falar em Kikboxer (arg!!!) o Taekwondo chega as telas, e dão espaço aos seus criadores, os Coreanos, mas devido as necessidades do cinema, deturparam um pouco as regras e incluíram golpes que não seriam permitidos.
Para ser sincero, não sei se Eric Robert realmente luta, mas é um bom ator, na maioria das vezes é o vilão (Mercenários, O Especialista, etc) mas neste filme é o “mocinho”.
Vale a pena assistir. Teve três continuações, sem Eric no papel, mas não tive a oportunidade de conferir.

Também em 89 MATADOR DE ALUGUEL com PATRICK SWAYZE na onda dos filmes de luta.
Essas traduções dos títulos é que são de matar, Swayze não é nenhum matador, mas sim um “Leão de Chácara” muito competente.
O cinema americano inclue uma história de ação com um protagonista que luta alguma Arte Marcial, como já fez anteriormente, sem especificar qual luta, sendo esta como pano de fundo.
O filme é muito bem feito, apesar de Swayze não ser conhecido como lutador, é bem carismático e fazia sucesso com o público jovem na época.
Também vale a pena conferir. Teve uma continuação anos depois, sem Swayze, que também não me empolguei em assistir.


Calma leitor! Não deixei CHUCK NORRIS pra trás, pois este veio desde a sua participação do filme O VÔO DO DRAGÃO, apesar de ter feito uma pequena participação anterior em um filme com Dean Martin.
Talvez seus filmes mais famosos seja a sequência COMANDO DELTA, há quem diga que se aproveitou da “onda” RAMBO.
Chuck foi um grande campeão de Karate, e um dos percursores do Full Contact.
Porém, na minha opinião, as cenas de luta de seus filmes nunca foram empolgantes.
Os golpes eram repetitivos, quase sempre finalizados com um chute giratório, e sem o impacto já mostrados nos filmes da mesma época.
Manteve uma carreira mais linear e foi sumindo paulatinamente, até realizar a série televisiva WALKER - TEXAS RANGER, nada de mais no quesito Artes Marciais, mas foi muito bem aceita.

Continua ...

Um comentário:

  1. Taí um bom apanhado do cinema de artes marciais... Achei bacana mesmo, e gostaria de fazer uma sugestão: por que você não faz aqui uma relação ou mesmo critica individual de filmes oriundos do cinema de Hong Kong? Tipo, vamos dizer assim, você falar o que acha do "Dragão Chinês", crássico do Bruce Lee. De um jeito ou de outro, fica aqui o registro e o abraço...

    ResponderExcluir