quarta-feira, 20 de abril de 2011

BRUCE LEE - Verdade ou Mito?

           

            Muito se ouve sobre Bruce Lee, uma aura de misticismo gira em torno desta personalidade, às vezes seus personagens se misturam com o ser humano.
            Sua morte aumentou as histórias a seu respeito. Casos que nunca aconteceram são narrados como verdade.
            Devido à péssima tradução dos filmes e falta de conhecimento de quem os divulgava no Brasil, nos anos 60 e 70, e até no início dos anos 80, após sua morte, geraram uma confusão, onde não sabiam a distinção entre Kung Fu e Karate, se ele era Japonês ou Chinês, ou quais eram os filmes em que realmente atuou, que foram seguidos de imitações.
            Quanto mais, naquela época, falar em Wing Chun ou Jeet Kune Do.
            Devido a tudo isso, e principalmente pela falta de material de fonte confiável, a dificuldade de pesquisa (não havia Internet, né!) alguns que possuíam um mínimo de conhecimento em artes marciais começaram a duvidar da real capacidade marcial de Bruce.
            Entre os desconfiados, eu me enquadrava como tal.
            Uma vez, no início da década de 90, li em uma revista, na qual Jean Claude Van Damme dizia mais ou menos assim “Não acredito que Bruce Lee era tão bom em Karate como diziam ...”

Não sei até que ponto a matéria é verdadeira ou se perdeu na tradução, mas o que JCVD quis dizer, na continuação, é que a imagem que Bruce passava no cinema, aumentava muito a impressão de suas habilidades.
            Quanto à parte que se refere ao Karate, também não sei se a culpa é da tradução.
            Quando pude iniciar minhas pesquisas através de fontes confiáveis, comecei a mudar meus conceitos.
           
  Bruce Lee realmente estava muito à frente de seu tempo!
            Repare nesta cena de Operação Dragão, o controle muscular, a força e o equilibrio que Bruce possuia.

            Em uma época em que cada praticante de arte marcial defendia que a sua modalidade era a melhor forma de combate, Bruce foi o primeiro a pregar que cada modalidade tinha seus méritos e defeitos e que o conhecimento de cada uma construiria um lutador completo.
            Alguma semelhança com o MMA?
            Mesmo após sua morte e a difusão de suas idéias, alguns mestres persistiam com esse pensamento arcaico, que só iniciou sua extinção após o inicio dos campeonatos de Vale Tudo.
            No início do Vale Tudo também ocorreu esse pensamento equivocado devido à superioridade dos Gracie, com seu estilo de Jiu Jitsu, mesmo contra lutadores de categorias bem mais pesadas.
            Mas na realidade ocorria que o estilo era superior como luta de solo, e era desconhecido ou menosprezado pelos outros lutadores.
            Mas com a evolução natural do evento, eles aprenderam com seus erros, e adicionaram o Jiu Jitsu a sua rotina de treinos, o que fez com que as categorias separadas por pesos retornassem, pois quando os lutadores se equiparam tecnicamente, é óbvio que o maior peso se torna uma vantagem.
            Retornando ao Bruce Lee, logo no início, aprendeu o boxe inglês, devido ao contato e as brigas que tinha com os ingleses de Hong Kong.
            Com o passar do tempo não ficou restrito ao Wing Chun, estudando seu livro – O Tao do Jeet Kune Do – vemos que conhecia, em uma época de pouca divulgação, o Karate, Judô, Muay Tay (a qual a refere como “luta tailandesa de cotovelos”), Jiu Jitsu e Taekwondo.

A histórica luta entre Bruce Lee e Chuck Norris, no longa O Vôo do Dragão.
           
                    Observem a diferença entre os estilos, enquanto Norris está em uma base "pesada", típica do Karate, Bruce apresenta uma leveza aparentando maior agilidade em sua base.


            Um conceito muito moderno de treino pra época, usado pelos fisiculturistas, era o “diário de treino”, que Bruce também adotou.
            Consistia em anotar diariamente o que praticava, sendo que é um ótimo material de pesquisa para entendermos o seu desenvolvimento, tanto físico como em relação às Artes Marciais.
            Quando um lutador se torna astro de cinema, sua rotina muda completamente. Seu treino diminui, seu tempo também, precisa participar de inúmeras reuniões com produtores, fazer testes, aparecer em eventos, aprender a atuar, no caso de alguns a falar inglês sem sotaque etc.
            Bruce Lee não competia, apesar de alguns relatos de lutas, ele nunca participou de nenhum campeonato como competidor, apenas como demonstração de suas técnicas inovadoras.




                  Nestas cenas do longa O Jogo da Morte, Bruce luta com Kareem Abdul Jabbar, demonstrando a desproporção em relação a altura. Bruce também demonstra sua incrivel flexibilidade nos golpes aplicados. 

            Porém, seu treinamento diário era de um atleta de nível olímpico.
            Levantava pesos, corria, pedalava, e chegava a dar 2000 socos em seu saco de pancadas.
            Seu nível de gordura corporal era baixíssimo, e sua elasticidade espetacular, tudo isso combinado a uma velocidade impressionante.
            Claro que consumia um tempo enorme, tanto que durante as gravações de Operação Dragão ele pesava apenas 56kg.
            Bruce conseguia fazer flexões com apenas um braço utilizando somente o dedo polegar e o indicador.


                                          http://www.youtube.com/watch?v=kH6npy3bfng

            Seu soco de uma polegada era famoso, mas a maioria dos autores esquece de citar o incrível calejamento dos “nós” de suas mãos, o que contribuía para que ele conseguisse aplicar tal golpe.   
            Ele também acreditava que um corpo musculoso atrapalharia na eficiente execução dos golpes, ou na movimentação em um combate real, por isso, apesar de musculoso, não era “grande”.
            Em resumo, apesar de ser astro de cinema, Bruce era um ótimo lutador, e também inovador, com uma visão futurista e acertada no tocante as Artes Marciais.
            Mas era um péssimo ator, suas interpretações só eram boas quando lutava, ou seja, quando era ele mesmo, pois em seus filmes sempre aplicava suas idéias e os conceitos que norteariam o Jeet Kune Do.
            Também era usuário de maconha e hachiche, fato este comprovado em sua necropsia.
            Sua contribuição para as artes marciais e para o cinema de ação foi inestimável.
            Acredito que sua morte encerrou prematuramente o que ele ainda tinha a desenvolver.
            Posso imaginar que ele continuaria a evoluir e se necessário mudaria seus conceitos, como, por exemplo, no tocante à massa muscular, que foi provado mais tarde que o lutador pode ter um elevado índice de massa magra sem afetar sua mobilidade e velocidade.

           
              Também melhoraria sua arte dramática, e adicionaria mais torções e imobilizações em suas coreografias, seria um amante do MMA.
            Infelizmente, não poderemos acompanhar essa evolução.
          
                                                              Descanse em paz, Bruce.


COMBATE TÁTICO - Defesa Pessoal Urbana 
Abordagem simples, direta e eficiente. Fotos coloridas.
Armas improvisadas, noções de direito pertinentes ao tema, visão de Segurança Pública.
O livro pode ser adquirido diretamente com o autor R$ 35,00 + frete
Contato - facebook - Davidson Abreu
                Fan Page - Combate Tático
Ou pela Bueno Editora - http://www.buenoeditora.com.br/shop/ 

32 comentários:

  1. Amigo tenente, muito boa a matéria, parabéns pela pesquisa muito esclarecedora e interessante sobre o assunto, Bruce Lee realmente é e sempre será uma lenda viva!!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Tenente gostei da sua matéria, já pensou em ser escritor ao invês de Policia militar rsrs.

    ResponderExcluir
  3. Bruce Lee participou sim de campeonato de karatê nos EUA e ganhou, tem que ler sua biografia!.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engano seu, Lee foi convidado por Ed Parker para o torneio de Karate em Long Beach, onde demonstrou entre outros o soco de uma polegada. Lee não lutava Karate e era averso as regras esportivas. Não sei qual a biografia está me indicando, então pergunto, se competiu (que foi o que eu quis dizer) lutou em que categoria? contra quem? em que ano? Todas as suas participações foram em demonstrações, mesmo lutando (ver youtube). Indico: O Soco de Uma Polegada de Bruce Lee (Marco Natali), Vida e Obra do Dragão Chinês (Sueko Sampaio e Marcia Kupstas), A Arte de Expressar o Corpo Humano (John Little), O Tao do Jeet Kune Do (Bruce Lee), Documentário - Bruce Lee, A Lenda. Se estava se referindo ao filme Dragão, baseado no livro de Linda Lee, está recheado de furos a fim de apresentar uma história um pouco mais ficticia. Abraço.

      Excluir
    2. Bruce Lee participou sim de um campeonato de karatê nos EUA e venceu. Pesquise um pouco mais para enriquecer seu conhecimento sobre este fantástico artista marcial.

      Excluir
    3. Na minha opinião, acredito que sumiram com os arquivos do Bruce vencendo lutadores famosos, por questão de imagem dos mesmos. Segue um único vídeo do Bruce Lee em combate real vencendo rapidamente Joe Lewis considerado na época como maior lutador de karate do mundo.https://youtu.be/OvhGSk4Z0o0 Abraço

      Excluir
  4. Participou sim. Ele participou de campeonato de boxe na época chamado por ele de Boxe Ocidental, e venceu. Até onde eu saiba esse foi o único tipo de competição que ele tenha participado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde foi esse campeonato? Quais foram os participantes? Em que ano?
      Quias as fontes dessa informação?
      Em nenhum dos meus livros e documentários possuem esses dados.
      Bruce Lee foi uma lenda e mitos surgem em seu nome, como vencedor de campeonatos, duelos de morte, assassinato pela máfia chinesa, etc.

      Excluir
  5. Lee também treinou boxe ocidental e ganhou um campeonato de boxe em 1958 contra o três vezes campeão Gary Elms
    Lutas Oficiais


    Ano Adversário Local Resultado
    1955 William Cheung Hong Kong Exibição
    1957 Wong Shun-Leung Hong Kong Exibição
    1958 Pu Chang Hong Kong VENCEU KO no 2º round
    1958 Yang Huang Hong Kong VENCEU KO no 1º round
    1958 Lieh Lo Hong Kong VENCEU KO no 1º round
    1958 Shen Yuen Hong Kong VENCEU KO no 1º round
    1958 Gary Elms Hong Kong VENCEU KO no 3º round
    1960 Lutador de Rua Seattle, Washington VENCEU KO no 1º Round
    1960 Lutador de Rua Seattle, Washington VENCEU
    1962 (?) Uechi-Ryu Seattle, Washington VENCEU
    1963 (desconhecido) Hong Kong VENCEU
    1964 Wong Jack-Man Oakland, California VENCEU
    1973 (Lutador de Kung Fu) Hong Kong VENCEU KO com 30 segundos.

    ResponderExcluir
  6. Sobre o que eu havia pesquisado:
    As filmagens que possuo são demonstrações e não combate, podem até ser consideradas lutas técnicas ou "amigáveis".
    A maior parte de sites e blogs sobre o tema são de fãs, o que faz ser cuidadosa a verificação da veracidade.
    Um exemplo disso é quando dizem que Lee "humilhava" Norris e certa vez fez com que ele por telefone dissesse aos alunos que Lee era melhor, fato não confirmado.
    Ele começou a se interessar pelo boxe ocidental devido as lutas contra alunos ingleses de escolas em Hong Kong, que praticavam o boxe e saiam bem nas brigas.
    Não encontrei nenhuma imagem de lutas com nocautes (mas pode ou deve ter sido uma falha minha);
    Nos livros que possuo sobre o ator (5 títulos mais 1 titulo que cita Lee em várias passagens e 2 DVDs documentário) nenhum informa sobre lutas catalogadas.
    Dificilmente os autores deixariam passar em branco as lutas de Lee;
    Porém, tenho que admitir que isso foi uma falha em minha pesquisa.
    Eu deveria ter me empenhado mais e buscar desvendar a veracidade ou não das lutas.
    Mesmo que ele não tenha participado efetivamente de algum campeonato, isso em nada diminui o mito que foi. Ele realmente estava muito a frente de seu tempo nas Artes Marciais.
    Obrigado.
    Desculpe a minha possível falha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou estudioso da vida de Bruce, apenas sou fã do homem e seu legado. Assisti a série sobre sua vida, chamada Bruce Lee - A Lenda, composta de 50 episódios que abrange desde a juventude ate a morte do mito. Nela é descrito o campeonato de boxe inter escolar. E tem também o torneio de karatê em que ele derrota um tal de Rolex (os nomes de vários personagens são mudados devido a direitos autorais). Gostaria muito de saber os fatos reais e conto com seu conhecimento para isso.

      Excluir
    2. Dos livros que li e algumas filmagens, pelo que dá a entender, ele participou do famoso torneio de Karate como convidado, onde fez diversas demonstrações, inclusive algumas lutando com equipamentos.
      Tudo leva a crer que eram lutas técnicas, mas há divergências.
      Aqui no Brasil, e acredito que mesmo no exterior, fica difícil encontrar fontes confiáveis.
      Até mesmo no filme Dragão, feito com base no livro de Linda Lee, é muito ficção.
      O mito e a lenda que gira em torno dele cria essa dificuldade.
      Essas lutas que a tabela do comentário acima mostra, deveriam ter sido fartamente documentada, pois na década de 60 ele já fazia pontas no cinema e em 65 era coadjuvante em O Besouro Verde.
      Eu ainda tenho dúvidas quanto a esse assunto.
      Se todas essas lutas foram realmente combates, seriam narradas detalhadamente, daria até um livro.

      Excluir
    3. O Rolex era na verdade o Chuck Norris, que era tricampeão de Karatê até ser derrotado por Bruce Lee. Daí então, o convite para Norris atuar em o Voo do Dragão.

      Excluir
  7. brilhante sua abordagem,seca e coerente,parabens e um salve daqui de jacarepagua

    ResponderExcluir
  8. jesus ter ama diga não a violencia domestica familiar pessoal corporativista particular ou amistosa vamos propagar a paz

    ResponderExcluir
  9. Brilhante texto! Fico feliz em ler uma análise inteligente de um verdadeiro conhecedor de artes marciais. Bruce era de fato um gênio, à frente de seu tempo, uma inspiração para gerações de artistas marciais tradicionais e até modernos lutadores de mma. Existem pessoas que criticam, contestam o talento do pequeno dragão, sem de fato conhecerem seu potencial, principalmente considerando a época em que viveu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Realmente ele era muito evoluído no que fazia. Imitar é relativamente fácil, criar é o difícil. Abraço.

      Excluir
  10. exelente blog! mais bruce lee participava de campeonatos sim, tenho um VHS antigo que meu mestre me deu que tinha bruce lee competindo no estado do Pará.

    ResponderExcluir
  11. Obrigado. Possuo videos também, mas em todos ele faz demonstrações, mesmo quando está com equipamentos - colete, capacete - que utiliza durante as demonstrações praticas em combate. Não consegui nenhuma filmagem especifica de participação em luta (chave, categoria de peso, faixa, ou seja lá o que for) em que são premiados os vencedores. São apenas, como eu disse, de acordo com meus arquivos, cenas de demonstração e não combate, com juizes apontando vencedores e premiações com medalhas ou troféu, por exemplo. Posso estar errado, mas tudo especifico sobre o assunto é conflitante como muita coisa que gira em torno do nome de Bruce, por isso o assunto é tão empolgante. Abraço.

    ResponderExcluir
  12. ACHO Q ESSAS FILMAGENS DELE NOS MMAs DA ÉPOCA ESTÃO COM LINDA EMERY A VIÚVA DELE ,,É ALGO DE RELÍQUIA MESMO Q ELA GUARDA !!!!
    MESMO PORQUE NÃO TERIA SENTIDO ELE SER MESTRE E FAZER DEMONSTRAÇÕES AOS OUTROS GRANDES MESTRES SEM TER VENCIDO 1 CAMPEONATO Q SEJA ,,Q RESPALDO ELE TERIA DIANTE DA COMUNIDADE DAS ARTES MARCIAIS ???/

    ResponderExcluir
  13. Willian Lima tem como você disponibilizar esse material dele no Estado do Pará?

    ResponderExcluir
  14. Cara, parabens, melhor texto que ja li sobre Bruce lee, na era atual em vivemos

    ResponderExcluir
  15. Na quele tempo não existia tanta formalidade nos campeonatos não era igual hj em dia... Bruce Lee participou e Venceu 2 campeonatos de Karate(na primeira vez pode entrar pois o atual campeão um "Deus da luta" daquela cidade insistiu que permitissem que Bruce entrasse), na segunda vez era Karata Nacional mas onde usava o nome Karate(Mas ela basicamente um campeonato livre permitiam que qualquer estilo entrasse tinha até TKD) ele enfrentou o atual tri-campeão(se não me engano) Rolex(Vc pensa que não o conhece mas posteriormente mudou seu nome para Chuck Norris) e foi nesse ponto que Bruce Lee ganhou grande fama o que fez sua academia de luta ganhar muitos alunos também o Joe Lewis que era considerado o melhor lutador daquele tempo foi derrotado com conideravel facilidade por bruce Lee tanto que depois Joe virou aluno de Bruce Lee. Também Bruce Lee resistiu a um ferimento fatal na espinha e não só sobreviveu como conseguiu se recuperar 100% só ter sobrevivido já foi um milagre para os medicos ele conseguir ganhar um pouco de mobilidade foi outro milagre eos medicos disseram que isso era o maximo que ele poderia chegar a fazer mas ele conseguiu se recuperar 100%

    ResponderExcluir
  16. Natanael, essa como as diversas informações nos comentários carecem de dados concretos e criveis, justamente pela paixão e lendas que rodeiam o mito.
    Eventos esportivos muito anteriores são bem catalogados e repleto de dados.
    Não há matérias esportivas especializadas que relatem os fatos com imparcialidade. Em todas as pesquisas que busquei, as lutas parecem mais apresentações do que combates.
    Não estou de forma alguma menosprezando Lee que era sim uma lenda muito a frente de seu tempo, apenas em busca da verdade real isenta de paixões, lendas ou misticismo.
    Quanto a lesão que Lee sofreu em sua coluna, não foi em luta, e sim em um levantamento terra com muito peso, em má posição e possivelmente sem aquecimento.
    Bruce Lee carece de um trabalho sério e cientifico a seu respeito, com uma pesquisa não por relatos de fãs, e sim com bases sólidas, assim como tiveram outros grandes astros do esporte.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  17. Ele realmente enfrentou pessoas. E venceu.
    Embora ele não tenha lutado muito, ele lutou algumas vezes. Ele derrotou o campeão de boxe da sua escola sem ser um boxeador. As pessoas às vezes diziam que ele era apenas um ator e tentaram – e falharam – em provar isso. Isso aconteceu em Operação Dragão e em vários outros filmes. Sua viúva Linda disse ele lutou contra um mestre nos EUA, que não queria que ele treinasse pessoas de ascendência não-asiática. Ele venceu com suas habilidades de Wing Chun, mas não acho que ele venceu rápido o suficiente e inventou sua própria arte marcial. Ele também destruiu um faixa preta de Karate numa quadra de handebol da YMCA. Em 11 segundos. O tatame ficou todo vermelho. O estudante Skip Ellsworth diz que ele “poderia acabar com qualquer confronto físico dentro de três ou quatro segundos”....Não sou eu quem falo mas sim a viuva linda lee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliano, o que vc falou tem razão eestá documentado. O que eu refuto são as apresentações demonstrativas nos campeonatos de Long Beat

      Excluir
  18. A maior autoridade sobre a vida e obra de Bruce Lee chama-se Eumário. Suas pesquisas sobre Lee Jun Fan são aprofundadíssimas, ricas em detalhes e, acima de tudo, verídicas. Aconselho-os a visitar o "Bruce Lee em focus".

    ResponderExcluir